Viver de sonhos ou viver seus sonhos? 

white printer paper besides macbook pro on table

Quantas vezes você já pensou e disse algo do tipo : quero emagrecer, quero evoluir profissionalmente, quero aprender uma língua estrangeira etc., mas não realizou esses desejos e nem sequer agiu em direção à realização deles?

Você define suas metas com clareza?

Desde que comecei a passar por um processo de coaching e a fazer o curso Metas e Objetivos da Febracis, comecei a perceber a importância de planejar exatamente um objetivo: Quer emagrecer? Quanto? Quando? Por quê? Quer aprender uma nova língua? Qual é o seu objetivo? É realizável? Por que você quer aprender? Você quer fazer a viagem dos seus sonhos? Quanto isso vai custar? Quando você fará essa viagem? O que você pode fazer, concretamente, para guardar fundos para isso?

Pode parecer simples, mas você realmente planeja suas metas especificando etapas e dando prazos para cumpri-las? Quantas vezes você já parou no meio do caminho por se comparar aos outros? “Fulana perdeu 10 quilos em 2 meses”. Você perde um em um mês e acha pouco, desanima. E aquele amigo que atingiu um nível intermediário no italiano em seis meses e você quer que isso aconteça com você também,  sem considerar vários aspectos, incluindo o trabalho psíquico envolvido na aprendizagem de uma língua.

Qual é o seu verdadeiro propósito?

Provavelmente, esse amigo, que realmente aprendeu e fala bem, passou muito mais horas investindo nesta aprendizagem do que você imagina. Você tem um propósito para aprender essa língua, como esse seu amigo tinha? Você consegue criar condições propícias para aprender essa língua? E por que desanimar por não ter perdido tanto peso quanto o outro, ou de ter avançado menos do que o outro em sua aprendizagem? Você pode, sim, se espelhar em quem você admira, mas não se compare com os outros: estabeleça suas metas observando e adaptando o seu ritmo, caso seja necessário. E o mais importante: respeite quem você é!

Aproveite aquela velha tradição de desejar que coisas boas aconteçam na sua vida no ano seguinte e faça sua lista de desejos para 2019! Mas, desta vez, no lugar de desejos, coloque metas a serem atingidas: metas realizáveis, com data, com o que é necessário para que você as realize. Considere também a necessidade de um acompanhamento: de que tipo? Coach? Psicólogo? Grupos de análise de prática?

Você está pronto para viver seus sonhos ou vai continuar vivendo de sonhos?

Clique aqui para baixar o pdf e começar 2019 agindo em direção às suas metas.

O eu melhor planos e metas

 

 

 

 

8 comentários sobre “Viver de sonhos ou viver seus sonhos? 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s