Crie espaço para o novo !

minimalismo life coaching blog o eu melhor

Que tal aproveitar esses últimos dias do ano para criar novos espaços em sua vida?

Esse pode ser o primeiro passo para você começar a agir em direção às suas metas de 2019, pois, para começar algo novo, precisamos, na maioria das vezes, descartar o que já se desgastou, está quebrado ou que não faz mais sentido para nós. Há também aquelas tarefas que procrastinamos e ocupam nossos pensamentos : um “tenho que fazer tal coisa” que se repete nos momentos em que você não pode se dedicar a essa tarefa.

Leo Babauta, autor do livro Zen habits, escreve sobre o fato de desejarmos realizar muitas coisas ao mesmo tempo: situação que ele compara a um pequeno cômodo lotado de objetos, e dentro do qual não sabemos a que dedicar a nossa atenção por não haver real espaço para nada. Imagine que, neste pequeno espaço, você decida criar seu escritório e coloque, então, sua escrivaninha mas você quer que ele seja, também, uma salinha para assistir televisão, seu espaço de meditação e um lugar em que você possa estocar objetos para os quais você não tem espaço no armário. Você vai acabar trabalhando e estudando em outro lugar e não nesse espaço reservado para ser um escritório! Mas, se você tivesse realmente colocado apenas a escrivaninha, isso teria facilitado a dedicação de tempo à escrita, ao estudo ou trabalho.

O que tem no seu “quartinho lotado”?

O nosso quartinho lotado não precisa ser literalmente um espaço físico. Pense nesse quartinho como sendo sua mente: às vezes, o que nos bloqueia são os velhos hábitos que acreditamos que não podem ser mudados; pode ser aquela pessoa que te desencoraja a se tornar uma pessoa melhor e mais feliz. Pode ser também algo muito simples e concreto como arrumar o armário, separando o que você vai doar; o que precisa ser consertado, o que tem que ir para o lixo ou reciclagem. Mas, há dias ou meses, você se repete “tenho que fazer isso”, “não gosto deste objeto”, ” não preciso disso” etc.

O que você pode fazer, mudar ou deletar da sua vida hoje para criar novos espaços para um 2019 mais leve, com mais sentido e equilíbrio? Veja isso como uma meta a ser atingida, planeje e seja específiico com relação ao que precisa ser feito.

Pronto para esvaziar o “quartinho”?

O eu melhor minimalismo sobre equilibrio blog coaching

 

 

4 comentários sobre “Crie espaço para o novo !

  1. Marina disse:

    No meu quartinho tem uma pilha enorme de livros para ler, alguns em vários idiomas estrangeiros (que preciso aprender), além do tablet e kindle para ler em outros formatos, um monte de cadernos para escrever, desenhar, fazer colagens em cima de uma mesa cheia de canetas, adesivos e post-its. Meu planner para me organizar também está lá, ao lado do meu computador, pronto para que eu possa editar o meu site, preparar aulas interativas, editar partituras, fazer pesquisas, escrever alguns artigos, e quem sabe um escrever um livro… editar fotos e vídeos também é uma opção. Ao lado estão mais duas pilhas imensas com filmes para assistir e CDs para ouvir. No meu celular também tenho aplicativos de podcasts para ouvir, blogs para ler, jogos para treinar o cérebro e o ouvido e um pouco de redes sociais para manter contato com amigos e familiares. Não posso esquecer de mencionar o piano, da bateria, do ukulele, do pandeiro que mantenho perto para poder tocar. Ah, e do microfone novo conectado a uma mesa de som para brincar de karaoke ou quem sabe gravar um CD. Tem também o cantinho da yoga e da meditação (que pode virar pista de dança também). Entulhado em algum canto estão os materiais para artesanato, especialmente para fazer encadernação manual e quem sabe reativar minha loja virtual. Tenho um sofá bem confortável para receber e estar com pessoas queridas, uma cama bem confortável para deitar, relaxar, namorar. A caminha do meu cachorro ao lado, com os brinquedos dele, água e ração do lado. Arranjei um frigobar para guardar os 2 litros de água que tenho que beber todos os dias, alguns lanchinhos, mas o principal está na fruteira acima, cheia de variedades. Perto da janela tem um telescópio para olhar as estrelas e uma câmera com tripé para fotografias e vídeos. Uma jardineira com várias plantinhas, entre elas uma mini-horta. Ah, já ia esquecendo… tive que afastar um pouco os móveis para caber um bercinho, uma banheira e uma cômoda com fraldas e roupinhas. Não sei porque, acho que estou esquecendo algo ainda… x)

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s