Você é congruente?

blog o eu melhor ser congruente

Congruente: “1.Que está em adequação com algo ou com a forma a que se destina; adequado. 2.Que está em harmonia com as demais partes de um todo; coerente.”

Você é congruente entre o que você pensa, diz e faz? Esta questão parece ser tão evidente que, talvez, se você não parar para refletirvai dizer que é óbvio que a gente é o que pensa, diz e faz.

Agora, olhe bem para sua vida – de preferência, para o momento presente. O que você considera importante na sua vida, mas não dedica tempo e/ou espaço para fazer? Quantas vezes você disse ou pensou algo positivo sobre algo ou alguém, mas foi contraditório logo em seguida?

Para mim, a yoga é algo muito importante: ter começado a praticar yoga em 2015 foi algo muito transformador. Aprendi a calar a mente, a respeitar os limites do meu corpo, a meditar, a respirar corretamente. Foi, também, junto à psicoterapia que eu fazia na época, um exercício de autoconhecimento e reflexão muito intenso. Quando me mudei de cidade e, consequentemente, parei de ir às aulas, não mantive a prática, apesar de considerar a yoga algo muito importante em minha vida. Perdi a congruência entre o que  eu pensava,  falava e fazia. Aliás, o que eu não fazia até o mês passado, quando voltei a praticar sozinha.

Outro exemplo: quem nunca ouviu (ou pode ser você mesmo que já tenha falado) ” gosto muito de fulano, mas…”?. Se você gosta muito do fulano, não tem lugar para o “mas”. Cabe até um “apesar de”, porém o “mas” vai trazer algo realmente negativo e se você gostasse mesmo, não falaria mal da pessoa. Entendeu? Aliás, você só vai falar mal de alguém se você estiver em uma vibe muito ruim, sem foco e provavelmente sem metas e objetivos claros em sua vida. Reflita sobre isso.

Se você listar as 5 coisas mais importantes para sua vida agora, organizá-las na ordem de importância e, em seguida, classificar, de 1 a 5, com relação à atenção que você tem dado a cada uma delas, você realmente age com coerência na sua vida?

Você vai continuar dizendo que faz ou vai começar a fazer o que diz?

 

congruencia o eu melhor coaching

Um comentário sobre “Você é congruente?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s