De quem é a culpa?

Sobre autorresponsabilidade o eu melhor blog coaching

O que você tem feito aparentemente por causa dos outros?

Sabe aquela história de “eu tento ser simpático, mas os outros não ajudam”? Em certas situações falamos isso apenas porque achamos engraçado.  Porém, analisando bem, esta frase denota uma falta de autorresponsabilidade: você deseja ser simpático, mas não é! Não porque você não faz o esforço, um trabalho interno para sê-lo, mas por causa do comportamento de outra pessoa. Entre o seu comportamento e o comportamento do outro, sobre qual você tem controle? (Considerando que você não apresente nenhuma patologia, o que precisaria da intervenção de um psicólogo).

Outro exemplo bem comum: você diz que não vai mais beber, mas no final de semana você sai com seus amigos e bebe. Então você chega à conclusão de que bebe por causa dos amigos. Será que é isso?

A capacidade de decisão sobre os seus atos é apenas sua!

É bem mais fácil dizermos que o problema não está em nós, mas se continuamos nessa lógica, dizendo que a culpa é do outro, assumimos que é ele quem está no controle de nossas vidas e decisões. Desta forma, como conquistaremos nossos objetivos?

A solução é ter clareza e foco em seus objetivos. Talvez o seu quartinho lotado tenha exatamente isso: desculpas e autosabotagem*!

Pronto para verificar o que você tem deixado de fazer e para quem você tem dado as rédeas da sua vida dizendo que “a culpa é do fulano”?

o eu melhor blog de quem e a culpa autorresponsabilidade coaching

*Falarei sobre esse assunto em outro artigo.

 

3 comentários sobre “De quem é a culpa?

  1. Marina disse:

    É aquela história… não podemos controlar o que nos acontece, mas como reagimos ao que nos acontece. E com os outros é a mesma coisa.. Claro que não somos imunes às pessoas que são importantes para nós, mas tentar controlá-las é mesmo inútil, embora na prática eu sempre esqueça disso…

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s