5 dicas para começar a destralhar sua casa e sua mente

destralhar o eu melhor blog coaching

No artigo Crie espaço para o novo!, convidei os meus leitores a esvaziarem seus “quartinhos”, a fim de começarem o ano de forma mais leve e equilibrada. Hoje, darei continuidade a esse assunto, porém não se trata de uma nova proposta de reflexão: este artigo é um minidesafio para você começar a destralhar sua casa e sua vida.

Normalmente, quando olhamos aquele cantinho entulhado, seja seu cantinho físico ou sua mente que está ocupada demais com diversos problemas e pensamentos desordenados, parece ser tão complicado e demorado para destralhar e organizar que acabamos deixando do jeito que está e procrastinando. Você não precisa resolver tudo de uma vez só, mas precisa dar um primeiro passo. Pronto para encarar um desafio simples, que vai te ajudar a dar esse primeiro passo?

1.Canetas

Separe o que você realmente usa e guarde em um porta-lápis, pois se deixar em uma gaveta, vai acabar não usando ou esquecer que tem e comprar ainda mais. As que você não usa, você pode colocar em uma caixinha com um post-it  escrito “sirva-se” em algum lugar.

Confesso que esse é um “grande problema” para mim: adoro artigos de papelaria! Já faz quase um ano que não compro canetas nem masking tape, vou esperar acabar para comprar artigos novos. Hoje em dia, conservo apenas o que eu uso, mesmo tendo noção de que ainda tenho muitas canetas. Uso-as no meu Bullet Journal e também nas minhas anotações de aulas. Quando destralho, deixo a caixinha em uma beira de janela da universidade ou no balcão da entrada da biblioteca municipal.

2. Roupas de cama

Conserte ou recicle, se possível, o que estiver rasgado. Senão, jogue fora. Se tiver alguma roupa de cama que você nunca usa, doe.  Você não precisa de 10 jogos de lençóis !

3. Canecas

Para mim, destralhar e organizar a cozinha é algo que toma muito tempo. Começar pelas canecas é um passo simples e algo que pode ser feito rapidamente. Você precisa mesmo de todas as canecas que tem? De quantas você realmente precisa? Separe a quantidade da qual você precisa e guarde. Se houver alguma quebrada e você não for um adepto de kintsugi, jogue fora. As que estão em perfeito estado, leve-as para o trabalho, principalmente se no seu trabalho as pessoas ainda tenham o hábito de usar copinhos de plástico. Você destralha e ainda dá um empurrãozinho na consciência ambiental dos colegas.

4. E-mails

Desinscreva-se de Newsletters promocionais. Elas não apenas lotam suas caixas de e-mails mas também te levam a consumir mais! Você não precisa passar um tempão na frente do computador, cancelando o recebimento destes e-mails um a um em um único dia. A cada nova newsletter recebida, desinscreva-se.

5. Comentários sem interesse

Sim, você pode estar perdendo tempo e sanidade mental com comentários sem interesse ou até mesmo maldosos, seja você o produtor ou receptor deles! E o pior, provavelmente o que foi dito ou ouvido pode ocupar sua mente por horas. Destralhe sua mente!

Viu algo que não gostou, mas não prejudica ninguém? Abstenha-se de comentar! O colega maldizente começou a te contar algo? Diga que não quer ouvir aquilo, que você não está preocupado em ouvir sobre a vida dos outros. Claro que se ele estiver contando uma situação que implica alguém que o está ferindo, seja empático e escute. O problema aqui é a maldade e a fofoca!

Pronto para começar?

Poste suas fotos do desafio no instagram e use a hashtag #oeumelhor !

 

o eu melhor blog coaching Por uma vida com mais sentido e equilíbrio.png

 

 

7 comentários sobre “5 dicas para começar a destralhar sua casa e sua mente

    • greycarvalhas disse:

      Oi, Fran!
      Ah, os itens de papelaria… Uma tentação ! Como eu disse, guardo o que eu uso e comparei novos apenas quando acabar. Quando entro em papelaria, olho o que acho bonito mas sempre repito na minha mente que não preciso daquilo. Na semana passada, vi 2 maskings tapes lindos, na hora pensei “se quando os meus acabarem, ainda tiver algum destes, eu compro”. Sai, sem culpas! hahaha

      Curtir

  1. Marina disse:

    Eu tenho muitas canetas, mas eu não consigo ainda me desfazer delas, pois costumo comprar só da marca que eu gosto e vou usando aos poucos. Já roupas de cama, aqui tenho tão poucas, que se não estiver lavando constantemente, acaba faltando. Canecas também tenho poucas e muitas de valor sentimental eu acabo usando como porta-canetas x). Já com e-mails às vezes as coisas saem do controle.. e tenho muita papelada desorganizada… muitos arquivos no computador… e muitas miudezas na casa que precisam de um pouco de ordem! Um dia eu consigo…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s