Morar no exterior : 3 pontos para refletir e começar a sair da zona de conforto

adult book business cactus o eu melhor morar no exterior coaching

Uma mudança para o exterior é algo que te tira completamente da zona de conforto! Você aprende uma nova língua – ou aprende a conviver com uma língua que você já falava antes -, suas rotinas e hábitos mudam, adequando-se a outro clima, a outros comportamentos etc. Não vou fazer uma lista exaustiva de percepções e vivências, pois tudo o que é mais “comum” destas experiências de vida no exterior, é exposto diariamente na internet, depois do sucesso das redes sociais.

Muitas pessoas sonham em morar, pelo menos por um tempo, no exterior e têm recursos materiais para isso, porém acabam ficando com medo, a zona de conforto parece ser bem mais interessante… Lembre-se que nada acontece neste lugar !

Listei 3 pontos para sair da zona de conforto e dar o primeiro passo para colocar seus planos em ação:

  1. Desdramatize a mudança

Antes de expor minhas ideias: desdramatizar, mas com consciência, pois as mudanças serão grandes! Vamos partir do mais simples para esta reflexão:  mesmo uma mudança de estado, de cidade ou de bairro, provoca grandes impactos na sua organização: você vai a um novo supermercado, a arquitetura do prédio ou da casa não é a mesma, os comércios próximos a sua nova casa são outros, você fica mais perto ou mais longe do trabalho, os vizinhos também são outros etc. Se você muda de estado, como foi o meu caso durante 5 anos antes de vir para a França, até a comida local muda no nosso próprio país. Ok, em sua experiência no exterior, você não vai poder comer um pão de queijo ou uma goiaba a qualquer hora, mas você sobrevive!  E de quebra, se acostuma com os aquecedores e a tirar calcário de pias e banheiro. Tudo se torna normalidade com o tempo.

  1. Conheça seus valores pessoais

Em coaching,  um valor pessoal é aquilo que te faz agir e determina sua forma de viver, que você adquiriu ao longo da vida, nas suas aprendizagens com seus pais e outros meios sociais dos quais você fez parte. Seus valores são os princípios que orientam sua vida.

Conhecendo os seus valores, você pode se organizar melhor para essa mudança. Por exemplo, se entre os seus valores se encontram família e equilíbrio financeiro:  como você vai se preparar para organizar esta mudança com sua família (pensando na família nuclear) ou as visitas à sua família (pensando na família estendida desta vez)? Como você vai fazer seu planejamento financeiro? Como e quando vai procurar emprego no país de destino?

  1. Tenha clareza de sua meta

É extremamente importante ter clareza sobre sua meta.  Por que você quer morar um tempo ou mudar-se para o exterior? Não é  a resposta mais lógica e aceitável que você dá para seus amigos e familiares, mas sim, aquela resposta que te move realmente, que talvez ninguém entenderia, que vai realmente te mover em direção à meta. Você precisa economizar quanto? Como? Precisa de ajuda para isso? E suas aulas de língua estrangeira? Quais são os documentos necessários? O que precisa ser feito? A quais profissionais você vai recorrer para isso?

A mudança é a meta. Então, coloque a data da viagem, planeje todas as suas ações, também com datas limites, e realize-se!

E quando a vida te leva para outro lugar? Ah… isso é assunto para outro artigo!

morar no exterior blog o eu melhor coaching Por uma vida com mais sentido e equilíbrio.png

2 comentários sobre “Morar no exterior : 3 pontos para refletir e começar a sair da zona de conforto

  1. Marina disse:

    Acho que mudar de país é uma atitude de muita coragem, pois deve nos tirar completamente da zona de conforto! É lidar com o desconhecido, como em toda mudança, só que estando normalmente bem longe de casa e de pessoas conhecidas. O choque cultural costuma também ser bem maior… Mas deve ser uma experiência de autoconhecimento muito enriquecedora!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s